Formação PIBID
Buscando construir uma base comum transversal a todos os membros da equipe do PIBID IFB, estabelecemos previamente uma parceria entre a Coordenação Institucional do PIBID com a Diretoria de Ensino a Distância (DEaD – IFB), por meio da qual propomos o presente curso, cuja carga horária remota contemplará as horas obrigatórias não realizadas em razão de períodos de recesso e de férias.
Este curso realiza-se em formato de projeto de ensino, possibilitando integralização de créditos e curricularização do PIBID, para os bolsistas de iniciação à docência que integrem o programa, focalizando o caráter mais introdutório dos debates.
Estão previstos os seguintes módulos para este curso:
(i) Letramentos para o PIBID – Documentos balizadores do PIBID, Gêneros discursivos e potencial de transformação social, Netiqueta, Etnografia em sala de aula, Relatos de experiência –;
(ii) Ethos solidário e identidade docente – Ética e Solidariedade no contexto da modernidade tardia, Ontologias e epistemologias decoloniais, Construções discursivas de reexistência, Cultura da paz e justiça social, Mediação de conflito como estratégia pedagógica, Fruição artística e o potencial humanizador das artes –;
(iii) Direitos e deveres do trabalho docente – Conjunturas neoliberais e necropolítica, A docência em realidades pós-modernas, Diretrizes constitucionais e infraconstitucionais do trabalho docente, Direitos trabalhistas, assédio moral e assédio sexual, Organização coletiva, sindicalismo e movimentos sociais, Políticas públicas contemporâneas para a educação, Gestão democrática da Educação;
(iv) Educação para a democracia – Conjuntura contemporânea e eixos de sofrimento e violência, Educação científica e cidadania, Educação para igualdade de gênero e diversidade, Educação Antirracista, Educação especial, Educação ambiental;
(v) Saúde física e mental no trabalho docente – Segurança no trabalho, Risco ocupacional, Ergonomia, Primeiros Socorros, Saúde vocal, Saúde mental, Adoecimento laboral e práticas de autocuidado; e
(vi) Práticas reexistentes de produção de conhecimentos – Ontologias e epistemologias decoloniais, Ética em pesquisa, metodologia científica e Gêneros discursivos científicos.